ÁGUA E SUSTENTABILIDADE: UMA AÇÃO CONCRETA EM CAÇAPAVA

Maria Goret 1º jo mat.

Comentar sobre água e sustentabilidade requer conhecimento nas áreas sobre: o ciclo da água , o consumo e a conservação do meio ambiente .Ao entrevistar Sr Márcio A. A. Silva do Setor de Produção e Setor de Caçapava cita um exemplo concreto em que os funcionários da SABESP realizam todo o ano e em todas as escolas da prefeitura que é: o PROJETO “ÁGUA VIVA” .
“Os funcionários, voluntariamente vão às escolas da prefeitura para levarem informações sobre o funcionamento da água que é desde a sua capitação na fonte até o esgoto tratado que é denominado de’ Ciclo da Sabesp’ que envolve a capitação da água o tratamento para torná-la potável , e a distribuição nas residências e o retorno que é o chamado afastamento (esgoto que sai das residências)e o tratamento neste esgoto para tornar a água limpa que retorna ao rio , sem adjetos e sem a poluição “.
Sr Márcio “argumenta que” foi a maneira que a SABESP encontrou de mostrar o funcionamento da água para conscientizar as crianças sobre a importância da água e também que não devemos desperdiçá-la e é mostrar como funciona a natureza e a necessidade da preservação. Pois quando a criança sabe, conhece de onde vem a água (captação ao rio ou poço profundo ou semi-artesiano) tem condições de entender a razão porque não se deve poluir o rio e o meio ambiente e a necessidade de racioná-la.
Acrescenta que “As crianças entendem a necessidade de economizarmos hoje para se ter água amanhã. As palestras são feitas em conjunto com materiais como os vídeos , maquetes do funcionamento do Ciclo da Sabesp e fantoches para demonstrar concretamente o espaço físico da água e o meio ambiente e a SABESP e até a torneira da casa do cliente ou da população.Conclui “ que isto é a sustentabilidade , usar a água com consciência , quando a capta esta água , trata e a distribui nas casas e recolhe os esgotos e os trata antes de devolver aos rios , e este ciclo deve-se repetir para não degradar a natureza e mostrar a população a necessidade de não desperdiçá-la , e feito tudo ao mesmo tempo.