Blog – Desafio Integração




Tema – Água e Sustentabilidade
www.desafioagua.blogspot.com
email: santos.maria3060@hotmail.com


Este Blog contém:

1º Descrição e Produção do Blog
2º contém duas fotos iguais com texto – Descrição das fotos (sendo uma foto trabalhada com Photoshop)
3 A e 3 B As Justificativa Das Fotos
Fundamentadas nas aulas do Prof. Moacir – História da Arte e embasada no livro de Antonio Costella “Para Apreciar a Arte” – roteiro didático
4º Mudança de Comportamento
Teoria da Comunicação da Prof. Edilene
5º o texto entre as fotos
Fundamentadas nas aulas do Prof. Régis. Psicologia Aplicada à Comunicação e embasada no livro meios de comunicação de massa – Psicologias
6º Para evitar a naturalização da palavra água de amanhã é utilizado no texto das fotos duas vezes a frase água de hoje – justificativa.
7º CURIOSIDADES
8º DECOMPOSIÇÂO DA NATUREZA
9º ENTREVISTA
Água e Sustentabilidade uma ação concreta em Caçapava
10º Observações finais




1º Descrição e Produção do Blog



O blog é uma página da internet, usada para comentários e postar fotos para está página e construí-la da maneira que desejar. Por exemplo: para fazermos o blog desafio integração usamos e transportamos duas imagens iguais do site http://raizculturablog.files.wordpress.com/2008/02/ing88-lei_agua_2.jpg
- E optamos em usar o escurecimento em uma foto para diferenciar a claridade da água e fizemos uma foto trabalhada em Photoshop para escurecer a transparência da água.








JUSTIFICATIVA

De se usar o blog é pelo público-alvo tem alcance de maior número de pessoas.
E este público-alvo é de hábitos de utilizar-se este blog para comentários e isto facilita a persuasão de querer mudar os hábitos ou ação de uma determinada pessoa.
Pois nos comentários as pessoas se descontraem e tem mais facilidade de assimilar um produto feito em imagens com pouco texto.
As imagens tem mais facilidade para entendimento pois se trabalha o signo, significado e o significante de uma foto.
Alguma alteração na imagem, neste caso a diferença na cor da água entre as duas
fotos, traz a compreensão para uma melhor análise do que está sendo exposto neste blog. Para melhor analisar tem-se uma melhor observação do conteúdo da foto (conteúdo factual) e; o que esta foto quer lhe expressar que é o conteúdo expressional, usado para que quem observa mude a ação como aprendizagem exposta naquele momento ou reflita sobre um assunto que também faz parte da aprendizagem que o indivíduo estabelece entre as manifestações que ocorrem ao seu redor.













2º As Duas Fotos E Dois Textos


Água de hoje com sustentabilidade
Limpa e cristalina
- Beba!
- Fonte de vida




Água de hoje
Sem sustentabilidade
Foto trabalhada no PhotoshopLimpa e cristalina
- Beba!
- Fonte de vida.





“Se um ser humano, vive num mundo onde lhe dizem que a água barrenta é limpa e cristalina ele irá acreditar que está água barrenta é cristalina, pois o homem não percebe as manipulações que o cercam quando ele nasce dentro de um mundo já organizado e completo” (Adorno)


Descrição

São duas fotos iguais, sendo que uma foi tratada em Photoshop para que a água cristalina se torne barrenta.
Tem um texto em cada foto com a diferença de duas palavras uma contém a frase “com sustentabilidade” e o outro texto tem a frase “sem sustentabilidade”.

Conteúdos das Fotos

A primeira foto de um filete de água caindo demonstrando ser de água transparente como um filete de água e cai na palma da mão, demonstrando suavidade, leveza e um convite para saboreá-la. É sentida a vontade de consumi-la ou bebê-la quando se percebe que debaixo desta mão têm-se as intenções focadas em um espelho d’água que reflete a mão que está acima. Demonstrando a cristalinidade, a transparência que a água contém.
A segunda foto é de um filete de água caindo demonstrando ser de água escura como um filete de água e cai na palma da mão demonstrando suavidade, leveza e um convite para saboreá-la é sentida a vontade de consumi-la ou bebê-la quando se percebe que debaixo desta mão tem se a intenções focadas em uma poça de lama que não reflete a mão que está acima. Demonstrando a porosidade a opacidade que água contém.


3ºA Justificativa das Fotos


O impacto de uma mensagem da foto vale mais em signo e significante que um texto. E utilizamos nas duas fotos e dois textos para induzir o leitor do blog, a prestar atenção nas imagens. Está imagem da segunda foto expressa que:
Caso ele não mude seus hábitos em relação à água e sustentabilidade é está água barrenta desta segunda foto que ele irá beber ou consumir.


Justificativa do Conteúdo da Foto


Embasado no livro de Antonio Costella, Para Apreciar a Arte – roteiro didático, página 15, “o conteúdo da obra de arte é um ente composto de diversas partes e o conjunto factual, é aquilo que a obra representa ou aquilo que objetivamente mostra” então construímos duas fotos – para que o leitor do blog dentro de sua cultura e hábitos sinta e se identifique com a sua natureza que é a água cristalina e na segunda foto percebe-se uma diferença de comportamento ao consumir esta água barrenta.
Está expresso nestas fotos o movimento de mudança de uma ação e isto é o conteúdo factual que as fotos representam uma com água cristalina e a outra com água barrenta. Então são duas cenas diferentes com propostas de mudança de comportamento.
Caso o leitor não mude o seu comportamento aquela água barrenta é a água que ele irá beber eis a função da fotografia trabalhada, é a mesma foto então é a mesma água de consumo que é uma realidade vivida que é o problema da água ou a falta de água potável.
O leitor terá uma apreensão ao ver a foto segundo ele dará a máxima atenção para aprender a leitura desta fotografia de água barrenta.
E isto é uma mudança de comportamento pelo leitor do blog que utiliza este blog para comentários, então irá observar analisar porque a água é barrenta, porque diferencia da outra foto que parecem serem iguais.
Eis a proposta do blog Desafio Integração, fazer o leitor parar e olhar a foto e refletir sobre essa imagem.


4º Mudança de comportamento


Fazer as pessoas pensarem sobre a água e seu futuro e utilizar a sustentabilidade para evitar a cena da segunda foto. Eis a teoria da comunicação um que envolve ensino e aprendizagem para mudança de comportamento que significa ensinar e aprender.
Caso as pessoas mudem de comportamento é um ensino - e aprendizagem de ação concreta


3º B Continuação a Justificativa das Fotos


E retornamos aos conteúdos da obra de arte, vamos analisar o conteúdo expressional (Costella) “onde os artistas criadores contribuem um atributo da obra que é mexer com o sentimento de quem observa a obra”... Foram o que os criadores do blog Vanessa, Melissa e Goret tentaram induzir na foto um sentimento definido de inconformidade perante a cena da água barrenta.
Para os leitores que estão vendo esta página do blog teram um sentimento de repúdio, inconformismo pelo barro que se bebe.
E este conteúdo expressional é só sentido por quem observa o quadro, mas é definido e traçado pelos criadores do quadro.
Na aprendizagem este impacto é para validar a necessidade de mudança de ação interna e externa do leitor.
Na definição do blog é o principal objetivo desse blog:
Mostrar o que é a sustentabilidade que é a água pura e a outra face que é a falta de sustentabilidade que é a água suja para consumo.
Neste texto temos a justificativa de usa-lo para que o leitor veja uma água com sustentabilidade e outra sem sustentabilidade, para formular a leitura desse texto adicionada as fotografias para entendimento do leitor do blog.


5º Comunicação de Massa e Psicologia


O blog é um meio de comunicação de massa do século XXI e todo meio de comunicação deste século se confronto com os problemas éticos ou com a naturalização da realizado forjada na ideologia.
Por esta razão o texto de cada fotos tem o mesmo início “Água de hoje” que é a realidade que vivemos pois neste exato momento temos centenas de pessoas bebendo a água de hoje no nordeste do Brasil.e outras cenas de pessoas bebendo a água de hoje cristalina.
A visão de mundo tem que acompanhar a humanidade e é esta a informação focada nos meios de comunicação que é:
Que é falar a realidade e mostrar a realidade. A proposta do presente trabalho é usar os meios de comunicação para a realidade é pautada na ética e na reflexão do ser humano é a objetividade.



6º Justificativa da frase água de hoje utilizada duas vezes com fotos diferentes


Houve a necessidade de utilizar duas vezes a mesma frase a água de hoje para evitar a naturalização. Esta palavra naturalização é um termo utilizado na comunicação de massa que evidencia não a realidade do cliente, mas a naturalização criada e condicionada pelos empresários que comandam a mídia que vai posicionar um produto serviço ou mensagem para este cliente que pertence ao público-alvo que onde é direcionada a propaganda.
Por conseqüência se eu utilizar na frase “água de amanhã” junto a segunda foto que interpreta a água de barro estaremos pela propaganda condicionando as pessoas que amanhã iram tomar essa água de barro.
O texto das fotos tem que ter objetividade e não a subjetividade.
A campanha proposta tema Água e Sustentabilidade têm que ter ética e não redundância em suas fotos ou textos que evidenciem uma ideologia encoberta atrás de um discurso que se basea no cotidiano das pessoas.


7º O tema curiosidade trará nformações aos leitores do blog sobre a água e o corpo humano.

8º Cita os matérias que fabricamos e o tempo para se decompor na natureza.

9º Entrevista

Um espaço ao trabalho da SABESP sem analisar se estão cumprindo ou não suas ações ou que está sendo adicionado nessa entrevista sobre a sustentabilidade cabe a cada leitor verificar.

As ações contidas no texto. Justificativa sempre dar ao leitor o direto de averiguar o discurso oferecido aos meios de comunicação. Evita que este leitor se naturalize um as ideologias e não pense.

Observações Finais


Para reter a sustentabilidade da água temos que aprender:
1º entender a natureza e o seu funcionamento (estudar, pesquisar, e fazer ações concretas em benefício da natureza).
2º praticar a racionamento, isto é não gastar que nem eletricidade, evitar criarmos mais lixos que decomponham na natureza.
3º Parar de fazermos discursos e colocamos em prática a noção de que a natureza já dá sinais de esgotamentos de suas reservas naturais.